terça-feira, 17 de abril de 2012

EuroTrip - PARTE 4 - Chegando ao seu destino


- Sempre que chegar a uma nova cidade, confira se seu relógio está de acordo com a hora local. Vc pode ter passado por uma troca de fuso sem ter percebido. Aconteceu isso quando chegamos em Veneza.
- Sempre que chegar a uma nova cidade, procure por um centro de informações ou por um  hotel mais próximo e peça um mapa turístico e do metrô. Ele será essencial logo na chegada.
- Antes de explorar a cidade, estude os pontos turísticos para saber se vale a pena pagar entradas.
- Não fala inglês fluente? Não se preocupe, ao contrário do que falam, até os franceses são receptivos e se esforçam para entender. Fizemos “embromeichom” de português, italiano, espanhol , inglês e mímicas e tudo saiu bem! Até uma discussão com os funcionários do hotel de Roma ficou entendível kkkk.
- As estações na maioria das cidades são precárias no que se refere a mobilidade. Não encontrei elevadores para cadeirantes e viajantes com mala. Se existem, estavam fora de mão. Tudo era por escada, com a mala de 15kg a tira-colo. delícia!
- Sempre que for utilizar metrô local, valide seu ticket antes de embarcar. Há catracas ou maquininhas amarelas por toda a estação. É só inserir o bilhete. Guarde-o até o fim da viagem pois podem lhe pedir. Os bilhetes de  trem regionais não precisam de validação, mas um comissário poderá passar no seu vagão durante a viagem solicitando a passagem e o validará na hora.
Um modelo de máquina automática para compra de tickets de metrô, em Roma.

- Caso vc tenha passagens de trem, para saber em qual local embarcar, procure os paineis com horários que são atualizados com frequência. Confira-o de acordo com o número do seu trem e destino.  Nem sempre seu destino aparecerá. Pode ser que seu destino seja uma das paradas até o destino final do trem, então aparecerá a cidade do destino final. Neste caso, verifique o horário e número do trem.
- Há no máximo 2 semanas antes da viagem, entre em contato com o hotel, pode ser por email mesmo, para ficar formalizado, afim de confirmar sua reserva. Caso observe algum problema ainda haverá prazo para procurar outro hotel online.
- Se haverá voos durante a viagem e cujas datas só permitem checkin enquanto estiver em viagem, verifique constantemente seu email. Os voos podem ser cancelados a qualquer momento e vc terá que procurar um novo meio de transporte. Aconteceu conosco. Nosso voo Barcelona/Paris pela Vueling foi cancelado há 5 dias da data de embarque. Talvez por alguma negociação achamos outro da RyanAir pelo mesmo preço e compramos online.
- Compras internacionais feitas com cartão de crédito podem ser uma surpresa 2 vezes: 1 no fechamento da fatura, quando o valor é fechado conforme cotação da moeda estrangeira do dia. E outra na próxima fatura, mesmo após quitados todos os pagamentos. Acontece que o cartão costuma cobrar a diferença de cotação do dólar também entre o dia do fechamento e do pagamento. Se houver variação de câmbio neste período, pra mais ou pra menos, virá cobrança\estorno na próxima fatura. No meu veio R$ 148,00 a mais de cobrança. Um susto!
- Nunca aceite ajuda / serviços  não solicitados de estranhos na rua. Uma ajuda para comprar um bilhete na máquina, milho para jogar às pombas, pessoas que se prontificam a tirar fotos, pessoas caracterizadas com trajes locais .... Tudo tem custo!
- Os pontos turísticos com opção de vista panorâmica da cidade geralmente valem a pena por cada centavo da entrada cobrada.
- Quando achar algo que goste, que valha a pena, compre, deguste. Provavelmente não achará outro igual novamente, nem voltará para buscar.
- Como dizem: “Quem tem boca vai a Roma”, e vai mesmo, literalmente! Por isso, pergunte, pergunte, pergunte. Melhor ter certeza dos trajetos e de sua localização do que perder-se e "gastar pé" procurando o caminho correto.

- Dica de ouro: não se apegue em fazer conversão de moeda pra saber o valor em real das coisas. Curta a viagem na moeda local.

- A não ser que seja sua primeira "grande viagem", a compulsão por levar presentes para os entes é quase incontrolável, mas pode acabar com o objetivo real da sua viagem: curtir. Escolher presentes gasta! Gasta tempo, dinheiro e espaço na mala! Então recomendo levar apenas pequenos souvenirs: chaveirinhos mesmo! É difícil pensar assim, com objetividade. Prepare-se emocionalmente antes...

- Pelos mesmos argumentos anteriores, evite aceitar encomendas. Eu mesma só aceito se for algo que realmente estiver no meu caminho, em algum lugar que já esteja no meu cronograma passar pra comprar algo pra mim mesma. Ah! E com o dinheiro adiantado na mão... nada de "te pago depois". Afinal, os "dinheiros" que estou levando são para uso exclusivo da minha pessoa.
Ps: Se vc, leitor, está pensando em pedir alguma encomenda para alguém que está indo viajar, pense bem antes, ok. Bom senso!


Este post EuroTrip tem outros assuntos. Caso queira saber mais, acesse os links abaixo:

- Hoteis em que nos hospedamos na Europa.
- Custos da viagem.
- Arrumando as malas.
- Como é um voo internacional? E os voos Low Cost?
- Dicas para antes da viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Que bom que você está visitando meu blog! Deixe seu comentário que em breve te dou um retorno, ok. Bjão. Anne